Quando trocamos a bobina e o veículo continua apresentando falha, é necessário um diagnóstico mais aprofundado. Veja como diagnosticar a ignição e quais testes realizar.
Tipos de Bobinas de Ignição
Existem dois tipos principais de bobinas de ignição:
1.
Com Módulo de Ignição Acoplado: Recebe 12 volts e faz o chaveamento ao receber o sinal da ECU.
2.
Sem Módulo de Ignição Acoplado: A ECU faz o chaveamento e a alta corrente passa pela ECU antes de ir para a bobina.
Diferenças e Impactos
• Bobina com Módulo: Tendência a queimar a bobina de ignição quando há desgaste das velas.
• Bobina sem Módulo: Tendência a queimar o drive de comando da ECU.
Diagnóstico da Ignição
Para demonstrar os testes necessários, utilizamos dois veículos: um Volkswagen Voyage com motor EA111 e um Volkswagen Nivus com motor TSI 1.0 turbo.
1.
Tensão de Ruptura em Bobina Dupla (Tensão do Secundário)
• Medir a tensão de ruptura com um osciloscópio.
• Parâmetros a observar: altura do sinal (tensão de ruptura), tempo de duração da centelha e oscilação residual da bobina.
• Códigos DTC Relacionados: P0300 (falha genérica de ignição), P0301 a P0304 (falha de ignição em cilindros específicos).
1.
Tensão de Alimentação da Bobina Dupla
• Medir a tensão de alimentação da bobina com um osciloscópio na função de multímetro.
• Parâmetros a observar: tensão de alimentação correta (em torno de 14 V para o modelo testado).
• Códigos DTC Relacionados: P0351 a P0354 (falha no circuito primário/secundário da bobina de ignição).
1.
Sinal da ECU para a Bobina Dupla
• Medir o sinal do módulo de injeção (ECU) para o módulo da bobina.
• Parâmetros a observar: formato da onda quadrada e d-well timing (tempo de carregamento).
• Códigos DTC Relacionados: P0355 a P0358 (falha no circuito primário/secundário da bobina de ignição).
Testes em Sistema de Ignição com Bobinas Individuais
Os testes de tensão de alimentação e de sinal são os mesmos para bobinas individuais. Utilize uma pinça específica para motores com bobinas top coil.
1.
Análise dos Gráficos do Contador de Falha da Ignição
• Utilize um scanner para analisar os gráficos do contador de falha da ignição.
• Códigos DTC Relacionados: P0300 (falha genérica de ignição), P0301 a P0304 (falha de ignição em cilindros específicos).
Conclusão
Não é necessário realizar esses testes toda vez que o veículo vai fazer uma troca de bobina. Se a troca da bobina resolver a falha, não há necessidade de testes adicionais. Caso contrário, é importante medir a tensão de alimentação e o sinal que vem do módulo de ignição.